Você já ouviu falar do armário cápsula? O que vem à mente quando você imagina essa expressão? Não, você não vai ter que espremer todas as suas roupas em um armário do tamanho de uma cápsula, embora você se sinta assim no momento, é ou não é?
O que é um armário cápsula?
É uma tendência que vem crescendo muito – muito mesmo – nos últimos anos. Basicamente, é definir um número enxuto de peças para usar durante um período de tempo. O número varia bastante, porém, a maioria dos adeptos seleciona entre 30 e 40 itens para um período de três meses, o que equivale a uma estação do ano.
Confesso que achei a ideia absurda quando ouvi falar pela primeira vez, cerca de seis meses atrás, afinal, por que eu reduziria meu guarda-roupa a um ínfimo número de peças se elas estão ali, a minha disposição a qualquer momento? Não seria um desperdício de recursos me limitar a usar somente 30 e poucos itens? A ideia continuou ridícula até o comecinho de dezembro, quando me peguei pensando em quantas peças do meu guarda-roupa eu realmente usava em um período de um ano. De repente, a ideia já não me parecia tão absurda assim.
Meus sentimentos – positivos – pelo conceito de armário cápsula se intensificaram quando comecei a fazer as malas para uma temporada no inverno europeu. Me vi pensando em combinações que poderia fazer com um número limitado de peças que me permitiriam viajar com uma bagagem leve e, quem sabe, trazer algumas compras de lá. Em pouquíssimo tempo, percebi que poderia viver assim e isso gerou uma alegria enorme no meu coração… será que é aquela tal de simplicidade agindo de novo?
Dá certo mesmo?
Não confiem em mim, sou uma jovem apaixonada cujos olhos ainda brilham frente ao amor. Confiem na Caroline, que criou essas combinações maravilhosas com apenas 37 itens – incluindo sapatos. Confiem na marca Ruche, que foi muito além e criou 30 looks com – pasmem – 13 peças! O segredo está na escolha: opte por aquilo que você ama e que usar muitas vezes vai te deixar feliz. Você não vai ficar com cara de estou-usando-a-mesma-roupa-há-uma-semana.
Por que criar um armário cápsula?
Se você ainda não acredita em mim, saiba que grandes nomes da atualidade já o adotaram – propositalmente ou não. Mark Zuckerberg, CEO do facebook está entre eles. Quer a prova?
Agora vamos às razões por que pessoas de sucesso tem afinidade com o armário cápsula {vieram do blog Becoming Minimalist, mas os comentários são meus}:
- Reduzir o número de decisões: Se você tem muito o que fazer durante o dia, a última coisa que deveria fazer é gastar tempo pensando em que vestir. O próprio presidente Barack Obama diz usar somente ternos cinza ou azuis para se preocupar com coisas mais importantes do que o que vestir ou o que comer. Faz todo o sentido, né?
- Menos desperdício de tempo: Quantos minutos por dia você gasta decidindo o que vestir? E na semana? E no mês?
- Menos estresse: meu favorito! Já notei que o nível de estresse da escolha do look é diretamente proporcional ao número de peças no meu armário. Menos peças, menos preocupações.
- Menor desperdício de energia: Um armário cheio não demanda energia só na hora de escolher a roupa, mas também na hora de organizar, trocar peças de lugar, separar o que lavar com o que… Já um armário enxuto facilita na manutenção.
- Sensação de ‘estar combinando’: um armário bem pensado tem em média 5 combinações de tops (blusas, camisetas, jaquetas, blasers) para cada bottom (calças, saias, shorts). Melhor ainda se o número de combinações for maior.
- Icônico: pessoas que se vestem de acordo com um padrão – ainda que não igual todos os dias – passam sensação de estabilidade e confiança. É uma forma de mostrar sua personalidade e ser o protagonista da história.
- Menos gastos: montar um armário cápsula significa fazer compras a cada três meses – e somente o necessário. Já pensou em comprar uma peça de alta qualidade com os ‘trocados’ economizados ao longo de uma temporada de abstinência?
- Mais paz: Imagine um guarda-roupa onde tudo serve e te valoriza. Isso é paz na hora de se vestir. Após uma ‘dieta de compras’, Drew Barrymore diz ter um guarda-roupa são e feliz. Ótima sensação.
Ter recursos reduzidos ainda te obriga a exercer a criatividade e criar combinações nunca imaginadas. Se a criatividade é como um músculo, depois de um tempo a tarefa deve se tornar mais fácil e prazerosa.
Por um vestir-se mais simples
Comments
gostou? compartilhe!