Alguma vez na sua vida você passou por uma situação no qual alguém chegou para você e disse faça alguma coisa?
Me formei recentemente, e muitos dos meus amigos também. Sempre tento manter contato com todos eles, e surge aquela pergunta: E aí, o que você está fazendo ultimamente? A maioria das respostas são “estou procurando emprego”, ou a mais comum de todas, “não sei o que fazer”.
Então se alguém já te disse “faça alguma coisa”, ela não estava totalmente errada e isso pode te ajudar muito a aumentar a sua produtividade. Esse princípio está ilustrado de inúmeras maneiras, mas o responsável por ter me dado esse “click” foi o livro: A sutil arte de ligar o foda-se.
Durante a minha graduação de engenharia, me deparei com vários exercícios que eu julgava impossível de resolver, principalmente a matéria de eletromagnetismo. Porém, a cada dia que passava, a prova se aproximava e algo deveria ser feito. Eu não estava com vontade de fazer essa matéria novamente. O que eu fiz? Simplesmente pegava o livro e refazia várias vezes o exemplo comentado.
O ato de simplesmente fazer algo, gerou motivação e inspiração até que o trabalho fosse concluído. Eu acreditava muito que as pessoas só agiam quando eram motivadas em um nível específico, essa motivação só era possível quando eram atingidas por uma inspiração. Era basicamente isso:
Inspiração -> Motivação -> Ação desejada
Fonte: A sutil arte de ligar o foda-se
Essa questão de levante e faça alguma coisa se aplica em inúmeras situações, principalmente no trabalho. Sabe aqueles dias que você tem muita coisa para fazer e sabe que não será nada emocionante? Isso acontece algumas vezes comigo na semana. Eu paro e me faço a seguinte pergunta:
Como eu faço para comer um elefante?
Um pedaço de cada vez.
Portanto com esse pensamento em mente, eu me recordo que o simples ato de fazer alguma coisa é comprovado cientificamente pela primeira lei de Newton que diz o seguinte:
A Primeira Lei de Newton, ou lei da Inércia, diz que a tendência dos corpos, quando nenhuma força é exercida sobre eles, é permanecer em seu estado natural, ou seja, repouso.
Podemos transcrever da seguinte maneira:
Ação -> Inspiração -> Motivação
Fonte: A sutil arte de ligar o foda-se
Quer ser mais produtivo? Ou até mesmo precisa encontrar emprego ou experiência profissional? Simplesmente comece no que achar melhor, pode ser arrumando a sua cama de manhã, ouvindo mais as pessoas ou até mesmo um cargo inferior aquele que almeja. Porém simplesmente FAÇA ALGUMA COISA!
Abraços,
Comments
gostou? compartilhe!