De acordo com a cultura japonesa, tirar os sapatos ao entrar em casa é uma forma de purificação, significa que você está deixando as preocupações e os problemas do lado de fora. Eles chamam essa sujeira espiritual de energias impuras. Mas, e aqui no ocidente, onde temos uma cultura tão diferente, devemos tirar os sapatos antes de entrar em casa?
A resposta é sim! Uma pesquisa mostrou que após duas semanas de uso, os sapatos carregam mais de 420.000 bactérias somente do lado de fora, 27% dos microorganismos são E. Coli, que causam doenças cujas complicações podem ser fatais. Isso é muita coisa!
Se você tem crianças em casa, a notícia é ainda mais preocupantes. Esses microorganismos são transmitidos para carpete e para piso frio também, isso quer dizer que tudo o que entra em contato com as mãos, pés e joelhos das crianças é levado ao berço na hora da soneca. Já pensou?
A solução
Lavar os sapatos com frequência ajuda a eliminar 90% dos microorganismos, assim como passar aspirador e pano de chão, mas a forma mais eficaz de solucionar o problema é deixando os sapatos na entrada de casa. A situação parece estranha, ainda mais se você recebe visitas com frequência, mas veja algumas dicas:
Dica 1: Mantenha um par de chinelos para cada membro da casa próximo à porta, assim, não tem desculpa para entrar em casa de sapatos.
Dica 2: Tenha chinelinhos e pantufas extras na entrada. Seu convidado não precisa ser obrigado a tirar os sapatos, mas apresente uma opção confortável. Um talquinho para pés também pode evitar constrangimentos.
Dica 3: Crie um espaço especial para os sapatos, pode ser um caixote, uma prateleira, um raque, o que combinar mais com a decoração da sua casa.
Como dispor os sapatos na entrada
Tirar os sapatos ao entrar em casa não é sinônimo de bagunça, é uma oportunidade de criar mais um cantinho organizado. Um simples cesto já daria conta do recado.
Discreto e bonito, não é? Basta escolher algo que combine com a decoração. Se este não é muito o seu estilo, que tal os raques abaixo? O primeiro é uma peça modular super moderna, mas se você quer algo econômico e sustentável, use caixotes de madeira pregados nas paredes.
Se você prefere os sapatos escondidinhos, existem modelos que não deixam nada a vista e parecem móveis decorativos, como estes abaixo.
Caso você prefira um estilo minimalista, as opções são muitas e ficam bem elegantes. Gosto demais da ideia de ter um banco para se sentar durante o põe e tira de sapatos, acho que a atividade fica mais convincente se você tiver esse conforto.
E agora que terminei a seleção de fotos, percebi que fiz a coisa certa ao pintar minhas paredes de branco. Não escolhi sequer uma parede colorida para estrelar a galeria, devo estar realmente com a alma leve!
E você? Está convencido a tirar os sapatos antes de entrar em casa? Comente aqui embaixo!
Comments
gostou? compartilhe!
4 respostas para “Por que você deveria tirar os sapatos antes de entrar em casa”
Totalmente! Isso é cuidar da saúde com uma medida tão simples! Bjks!
Lá em casa sempre tivemos esse costume, mas se tem uma coisa constrangedora é a visita que sempre fica sem saber se tira ou não quando vê os nossos sapatos do lado de fora. hahaha
A solução?
“Preciso tirar os sapatos?”
“Sinta-se a vontade! Se quiser tirar eu pego um chinelinho pra você, mas se quiser pode ficar com seus sapatos!”
🙂
Adorei o post
;*
Olá Ana,
Desde que meu primeiro filho nasceu, nós criamos esse hábito aqui em casa, hoje ele está com 7 anos, e continuamos tirando, até as visitas que costumam vir com frequencia em casa, já se acostumaram a tirar… rs Vale a pena! E uma coisa que sempre faço é, 1 vez na semana borrifar Lysoform nas solas dos sapatos, e passar um pano no chão de casa com o Lysoform também. Só está faltando eu criar um cantinho na entrada pra deixar os sapatos. Obrigada pelas inspirações. 🙂
Carol.
Aqui em casa nao temos esse habito ate mesmo porque uso botas cheio de cordāo e chego apertado pra ir ao banheiro ai geralmente após me dirijo ao meu quarto e tiro quando tem alguma recepçāo aqui em casa coloco uns dos Mais Novos e nenhuma visita é obrigada a tirar