Sistemas de organização são assim, a gente testa um, testa o outro e escolhe qual é o que melhor se adapta a sua realidade. É natural que as coisas mudem, nossa rotina muda, nosso trabalho muda, e mudanças são excitantes. As vezes, depois de muitos testes, percebo que o sistema antigo era o melhor e não hesito em voltar para ele. Uma das minhas últimas mudanças foi abandonar a agenda de papel. Embora fosse um sistema fantástico, encontrei um ao qual me adaptei melhor: o celular! Aqui abaixo, listo os motivos pelos quais abandonei minha agenda de papel.
O peso
Agenda de papel pesa na bolsa, já o celular, leve ou pesado, vai estar ali de qualquer jeito, então porque não aproveitar?
Lembretes
O iPhone possui um aplicativo nativo que permite criar listas personalizadas. Com ele, posso criar uma lista para cada aspecto da minha vida e manter as tarefas atualizadas, tudo isso usando um instrumento que não sai da minha mão: o celular.
A preguiça de anotar
Não há como negar que algumas tarefas, por menores que sejam, atrapalhou nosso rendimento. É tipo deixar a roupa pra fora por preguiça de abrir o guarda roupa. Era isso que eu sentia ao ter que abrir a bolsa, pegar agenda, abrir o estojo e anotar tudo o que eu precisava. Obviamente, nem sempre eu tinha tempo ou disposição para fazer tudo isso e muita coisa ficava sem anotar.
Praticidade
Eu posso ditar qualquer coisa e o celular escreve pra mim! Sabia que este post foi ditado? É o primeiro do tipo e, embora eu tenha revisado tudo antes de postar, pode ter passado um errinho. Se isso aconteceu, releve, vou aprendendo com o tempo.
Notas
No aplicativo notas, posso escrever (ou ditar) todas as minhas ideias e não perder nada.
O post continua abaixo ⇓
Calendário do Google
Todos os compromissos são anotados no calendário, assim não me perco nos horários. A grande vantagem é o alarme, o celular me avisa, com a antecedência que eu escolher, todos os meus compromissos. Fácil, né?
Mecanismo de busca
Não sabe onde anotou uma informação específica? Pesquise. No celular, a informação pode ser encontrada em uma fração do tempo que eu gastaria folheando a agenda.
O que o celular não substitui
O prazer de escrever
Não posso negar que o cérebro parece absorver melhor as informações quando escrevo fisicamente.
O prazer de riscar uma tarefa cumprida da lista
Embora o aplicativo lembretes me permita fazer um checklist e marcar todas as tarefas cumpridas, riscar no papel dá uma sensação incrível e nenhum celular jamais vai ser capaz de substituir isso.
O visual
No papel é fácil visualizar o todo, dá para ter uma noção melhor do que tenho para fazer, das ideias que tive, do balanço geral do dia.
IMPORTANTE
Faça backup regular do celular, perder todos os compromissos, anotações e tarefas não parece muito agradável, não é?
Conclusão
Após fazer um balanço dos pontos positivos e negativos, optei pelo celular. Na verdade, este balanço foi feito naturalmente ao longo do tempo, o celular chegou timidamente e foi tomando lugar da agenda pouco a pouco. Cada aplicativo que surgia trazia uma nova funcionalidade que facilitava a minha vida de alguma forma, não foi preciso pensar muito.
Como você se organiza hoje? Prefere agenda de papel ou tudo digital? Compartilhe sua opinião com a gente! E se tiver mais alguma dica legal, aproveite a oportunidade de mostrar para outras pessoas, somos um grupo de mais de 10.000 leitores mensais. Já imaginou compartilhar suas ideias com tanta gente assim?
Comments
gostou? compartilhe!
2 respostas para “Por que abandonei minha agenda de papel?”
Olá!
Me identifiquei com que escreveu, inclusive estou ditando o texto e gostando disso rsrsrs! Tive que revisar também pois no início é difícil acostumar a ditar.
Já uso a agenda do Google a bastante tempo. Com ela posso ter acesso no computador ? ou no celular?. O alarme ⏰ facilita muito. Quando tentei utilizar agenda ? de papel acabava esquecendo de abrir e virava um cemitério de compromissos perdidos rsrsrs.
Um abraço carinhoso,
Ângela
[…] do sistema de organização que você utiliza. Por exemplo, eu sou uma pessoa que não utiliza agenda física (agenda de papel). Se você tiver mais dicas, por favor deixe nos […]