Você já foi ao mercado e ficou andando perdido pelos corredores? Já chegou em casa à noite e não sabia o que comer? Ficou sem o que mandar de lanche para os filhos na escola? Gastou dinheiro com restaurante porque não levou almoço? Montar um cardápio semanal é uma excelente solução para esse tipo de problema e não leva muito tempo – 30 minutos no máximo um dia antes de ir ao mercado. É uma tarefa que vale a pena, leiam algumas razões para montar um cardápio semanal e baixem o modelo que está disponível pra você no fim do post.
1. Sai muito mais barato
Planejamento é tudo, fazer lista de compras evita muitos gastos desnecessários. É fácil comprar algo que já tem em casa só pra não correr o risco de chegar e ter que voltar ao mercado, ou colocar no carrinho tudo o que dá vontade. Vale também fazer um inventário pra não deixar nada vencer e basear o cardápio nesses itens. O cardápio programado também serve pra sua marmita no trabalho, sabia que levar comida de casa sai, em média, 1/3 do valor do restaurante?
2. Economiza tempo
Ir ao mercado sabendo o que comprar é muito mais rápido, não precisa ficar naquele vai e vem entre os corredores. Cozinhar também é mais rápido porque não precisa perder tempo pensando no que fazer e todos os ingredientes já estão à mão.
3. Dá pra adiantar várias tarefas na cozinha
As tarefas semanais podem ser feitas de uma só vez, como lavar os legumes e deixar os cozidos prontos. Se hoje tem bife e já sabe que amanhã tem carne com legumes, pode cortar todos os filés de uma vez, o frango pode marinar de um dia pro outro pra ficar mais saboroso, as frutas da vitamina da manhã podem ser congeladas em porções pra colocar no liquidificador. É só prestar atenção às tarefas que precisam ser feitas.
5. Dá pra congelar
Se a semana vai ser corrida, dá pra fazer tudo no domingo e congelar em porções. Embora comida fresquinha seja mais gostosa e saudável, nem sempre é possível gastar muito tempo na cozinha.
6. Sua alimentação será mais saudável
Com os lanchinhos programados, a preguiça de sair pra comprar porcarias pode ser sua amiga. Além disso, o cardápio pode ser montado com base em uma dieta ou valor calórico e é mais fácil cozinhar com ingredientes naturais quando eles estão todos lavados, cortados e disponíveis. Você não vai ter que recorrer àquela lasanha congelada ou ao delivery.
7. A de seus filhos também
Se você já precisou colocar um pacote de bolacha na lancheira do seu filho (porque era o que tinha no momento), é hora de ficar com peso na consciência. Você sabia que 30% das crianças brasileiras tem sobrepeso ou são obesas? Uma dieta desbalanceada pode comprometer o desenvolvimento dos pequenos e trazer doenças cardíacas muito mais cedo. Como diz Jamie Oliver: “Se nada mudar, seu filho vai viver dez anos a menos que você”.
8. Não vão mais te perguntar o que tem pra comer hoje
Se você sofre com essa pergunta, deixe o cardápio à vista de todos. Uma hora eles aprendem que é só ler!
Não sabe por onde começar? Clique no link abaixo para fazer o download do meu modelo de cardápio semanal e veja como usá-lo neste post aqui.
Comments
gostou? compartilhe!