De três anos para cá eu li mais livros do que no resto da minha vida inteira. Não foi difícil, eu sempre gostei de ler, mas é fato que no Brasil não temos o hábito da leitura. Na escola, sempre havia um livro que era parte da lista de materiais escolares e nós achávamos que isso era o suficiente, ler era uma obrigação escolar e nada mais.
Me lembro que uma amiga contou que ficou de castigo e o pai dela disse que só sairia do quarto quando tivesse terminado de ler um livro. Me parece que essa não é a melhor forma de fazer uma criança gostar de ler, o que você acha?
Como sei que muita gente tem essa dificuldade, fui procurar formas de ler mais e melhor e descobri uma americana chamada Nina Sankovitch, que leu um livro por dia ao longo de um ano e compartilhou tudo em um blog. Ela deu 7 dicas para ler mais e melhor e eu complementei com mais algumas. Lá no fim do post, vou compartilhar com vocês todos os livros que li em 2017 (até então, são 21). Se quiser ler a matéria completa, clique aqui.
As dicas de Nina Sankovitch
1. Tenha sempre um livro ao seu alcance
Somando os momentos de espera em qualquer ocasião, é possível ler livros completos. Ela sugere carregar sempre um material de leitura com você, pode ser um livro de papel, tablet, ou até mesmo um aplicativo de leitura no celular, como o Kindle e o Kobo. A vantagem de ler por dispositivos digitais, é que eles se sincronizam e te levam sempre para a última página lida, não importa o dispositivo usado.
2. Aceite um desafio
Ela faz uma comparação muito legal entre leitura e Esporte, Ambos são movidos por metas para atingir o melhor resultado. Uma ideia legal é desafiar-se a ler um número cada vez maior de livros em prazos menores. Posso confirmar por experiência própria, estabeleci a a meta de ler 24 livros em 2017, ainda faltam três e estou decidida a completar meu objetivo.
3. Marque um compromisso
É importante respeitar o tempo reservado para leitura, no meu caso, prefiro ler na cama todas as noites. É claro que abro uma exceção quando estou nos Capítulos finais e não posso esperar o fim do dia para saber como a história acaba.
4. Elimine as distrações
Para atingir seu objetivo, Nina deixou de usar redes sociais e de assistir à televisão. Segundo a Ávida leitora, ler um livro por dia não a impediu de ter uma vida, pelo contrário, sua vida tornou-se melhor, mais rica e satisfatória.
5. Varie para não enjoar
Intercale leituras mais densas com leituras leves. Ler vários livros do mesmo gênero ou do mesmo autor pode provocar cansaço mental e fazer com que o leitor desista antes da hora.
6. Crie um diário de leituras
Para a maioria de nós, ler muito esgota o cérebro. Nina sugere escrever sobre cada livro lido para ajudar a entender o conteúdo. Isso torna as lembranças mais acessíveis.
7. Compartilhe suas experiências
A leitura é um hábito solitário, mas não precisa ser assim. Para não esquecer do que leu, compartilhe suas experiências literárias com amigos. Eu mesma já li vários livros somente para poder participar das conversas e não me arrependo. Leitura é um assunto que enriquece.
Outra coisa que fiz foi entrar em uma rede social dedicada a livros chamada Goodreads, é impressionante a diferença de número de amigos que eu tenho no Facebook para esta rede social! Posso contar nos dedos quantos amigos participam do Goodreads, e o número de ativos é menor ainda.
Minhas dicas bônus
Comece com o que você gosta
Embora seja importante ler mais do que apenas romances, eu digo que é melhor isso do que nada. Comece com leituras agradáveis, crie o hábito, estimule seu cérebro a tratar a leitura como algo comum e necessário. Com o tempo, você se sentirá mais preparado para avançar na qualidade da leitura.
Não se prenda a um livro de cada vez
No passado, me obrigava a ler cada livro até o final antes de partir para o próximo. Isso atrasava muito a leitura, pois não era sempre que eu estava afim de uma história triste, por exemplo. Assim que abandonei esta pressão, passei a começar dois, três ou até quatro livros de uma vez sem me preocupar e a leitura se tornou muito mais agradável.
Lista de livros que li em 2017
Como vocês viram aí atrás, tenho vários livros começados que pretendo terminar em 2018. Nesta lista, coloquei somente os livros que li até o final.
Os que não gostei ★
- Assassinato no Expresso do Oriente – Agatha Christie
- A Terra das Sombras – Série A Mediadora – Meg Cabot
- O Arcano Nove – Série A Mediadora – Meg Cabot
- Lost Lake – Sarah Addison Allen
- Silent Child – Sarah A. Denzil
- A Irmandade Perdida – Anne Fortier
- Singular: A morte nunca significou tanto sobre a vida
- A Fera em Mim – Serena Valentino
- Do Simples ao Acaso – RM Cordeiro
Os que merecem algumas estrelinhas ★★★
- The Secret Wife – Gill Paul
- Novembro, 9 – Colleen Hoover
- First Frost – Sarah Addison Allen
- Vida Frugal: Como economizar dinheiro e viver mais com menos – Samanta R. Rodrigues
- The Keeper of Lost Things – Ruth Hogan
- Amigas Para Sempre – Kristin Hannah
- Pequena Abelha – Chris Cleave
- Controle sua vida com o GTD – Marcos Spina
Os que merecem honras ★★★★★
- The Woman on the Orient Express – Lindsay Jayne Ashford
- A Garota que Perseguiu a Lua – Sarah Addison Allen
- Garden Spells – Sarah Addison Allen
- Origem – Dan Brown
É isso, qual foi o melhor livro que você já leu na vida? E qual o pior?
Comments
gostou? compartilhe!