Quem aí nunca matou um tempinho jogando jogo da velha ou jogos de adivinhação? Se você disse nunca, esta é a sua chance de descobrir o que é diversão saudável. Se você disse sim, vai adorar esse post com um toque de faça você mesmo.
Embora muito simples, estes jogos são divertidos para crianças e adultos. Ainda mais agora que todos passam muito tempo na frente dos computadores e celulares, brincadeiras que exijam criatividade, interação e o uso dos sentidos fazem muito bem. Eu ainda não tenho filhos, mas sou professora e adoro usar atividades divertidas misturadas ao conteúdo. Enquanto os alunos brincam, eles nem percebem o quanto estão se desenvolvendo e absorvendo toda a matéria.
Hoje, vou mostrar dois tipos de materiais: tabuleiros para jogo da velha e mini quadros brancos para desenho. Você vai me perguntar: O que isso tem a ver com organização?
- Cada vez que eu colocava uma atividade dessas no programa, usava uma quantidade imensa de papel que ia pro lixo em poucos minutos. Que desperdício! A ideia aqui é trabalhar com materiais que sejam reutilizáveis, afinal, organizar é reduzir.
- Se você tem crianças em casa, sabe como é fácil arrumar a casa com elas a tiracolo. #sqn Mas tudo pode mudar se elas tiverem uma distração.
- Organizar é também um exercício de criatividade, algo que você pode desenvolver de sobra aqui!
Passo a Passo
Além da criatividade, você vai precisar de:
- papeis coloridos e neutros
- marcadores para quadro branco
- pompons
- laminadora ou um local que plastifique as folhas
- materiais para decorar seus jogos {giz de cera, adesivos, canetinhas}
Para os quadrinhos brancos, usei papel de scrapbooking com estampa de apenas um lado, mas achei que poderia ter optado por um papel mais grosso. Caso você queira trabalhar com papel de scrapbooking, como eu, uma opção é colar uma folha branca em um dos lados{cartolina, por exemplo}. Quando tiver o papel com um lado estampado e outro branco, é só decorar. Eu cortei números de 1 a 4 na Silhouette e colei no verso para identificar cada grupo e plastifiquei.
Os quadrinhos são ótimos para jogos de adivinhação, em que os jogadores tem que descobrir o que o colega está desenhando. Eu também uso bastante para jogos de perguntas e respostas, em que os jogadores tem que responder no quadrinho e apresentar para a turma toda. As possibilidades são infinitas!
O processo para o jogo da velha é o mesmo, só desenhei o # e plastifiquei o tabuleiro. Eu queria que os alunos tivessem também experiências sensoriais, portanto, uso pompons para deixar o jogo mais atraente.
Ele também pode ser jogado com marcadores para quadro branco, só depende dos materiais que você tem em mãos.
Para facilitar o risca e apaga, colei pompons nas tampas dos marcadores. Agora ninguém mais grita “Professora, passa o apagador”, ou pior, apaga com a camiseta.
Também já criei {e baixei na internet} diversos jogos de tabuleiro super divertidos que, quando plastificados, dá pra jogar inúmeras vezes sem estragar!
E aí, aceita o desafio de criar um novo jogo usando estes materiais?
Comments
gostou? compartilhe!