Na hora de destralhar a casa, a parte mais difícil é se desapegar das coisas que envolvem sentimento. Imagine jogar fora os desenhos das crianças, cartões de natal daquele amigo que está longe, fotos de familiares que já se foram… tem que ter coragem. A questão é que essas coisas vão se acumulando e, acredite, a pilha não diminui conforme vamos ficando mais velhos, imagine o tanto de recordações físicas que uma pessoa de 70 anos deve ter em casa!
Mas aí vem a beleza da vida e me mostra a solução no lugar em que eu menos esperava! Um dia, cheguei na aula de piano e minha professora – uma senhora de mais de 70 anos – estava lutando com um computador tentando salvar alguns arquivos. Quando descobri o que ela estava fazendo, minha surpresa foi inexplicável: ela havia digitalizado todos os trabalhos de escola dos netinhos. Todos os desenhos, pinturas, cartinhas, redações, tudo! Era eu levando uma lambada de uma senhora que eu pensava não entender nada de tecnologia. Gente, ela entendeu o PROPÓSITO da tecnologia: facilitar a vida!
Classificando as recordações
Os trabalhinhos de escola podem ser divididos de várias formas, uma sugestão é separá-los assim:
- Nome da criança → série escolar
Se as crianças são criativas e criam tanto dentro quanto fora da escola, prefira:
- Nome da criança → idade ou ano
Categorize da forma que for mais prática para encontrar cada projeto, mas evite criar muitas subpastas e ter só um ou dois arquivos em cada. Escolha títulos autoexplicativos, como “cartão de dia das mães” ou “desenho livre”.
Se você optar por digitalizar recordações variadas, divida-as em categorias grandes, como “fotos”, “cartas”, “trabalhos de escola” e então defina subcategorias adequadas. Fotos, por exemplo, podem ser divididas de diversas maneiras:
- Fotos → ano → data (no título da pasta, coloque o mês antes do dia para que fiquem em ordem cronológica)
- Fotos → ano → eventos (Aniversário da Ana, Mochilão Nordeste, Eventos do blog)
- Fotos → grupo (família, amigos, trabalho)
Faça backup
Faça backup! Faça backup! Faça backup! Pra todos os arquivos digitais, a cópia de segurança é essencial. Invista em um HD externo somente para guardar cópias dos arquivos e mantenha-o seguro. Uma colega de trabalho teve um pequeno problema no laptop e perdeu todas as aulas montadas nos últimos 5 anos. Ela chorou um bocado, imagine se fossem as recordações que os filhos criaram na escolinha ao longo dos anos? Não cometa o mesmo erro e faça backup já!
Gostou da ideia? Responda SIM ou NÃO nos comentários e explique por que isso funcionaria ou não com você.
Comments
gostou? compartilhe!