É claro que eu adoro comer e gosto ainda mais de uma despensa organizada. Gente, que sufoco é esse pra manter tudo direitinho? como as coisas saem muito do lugar – porque a gente tem que comer todo dia, né? – é difícil voltar pro lugar certo, a não ser que cada coisa tenha um lugar bem estabelecido. E o mais importante: para todos da casa. A Micaela Goes, guru de organização, explicou direitinho como chegar lá. Vamos ver algumas dicas para organizar a despensa? E não vá embora, o fim do post está recheado de imagens!
Prateleiras mais altas
Ali vão os produtos de reposição porque nãoestão ao alcance, não seria muito prático colocar os itens que usamos todos os dias.
O que colocar: panos, esponjas, papel higiênico, sacos de lixo, guardanapos de papel.
Prateleiras ao alcance da mão
Tudo o que se usa com frequência vai aqui. O ideal é colocar os alimentos em potes herméticos transparentes, assim, fica fácil reconhecer e tudo fica pronto para ser usado. É essencial usar etiquetas para o nome de cada alimento e a data da validade. Lembram daquele vídeo em que eu ensinei a fazer 5 tipos de etiquetas? É só clicar aqui para assistir.
O que colocar: arroz, feijão, farinha, massas, grãos,
Prateleiras baixas
Quando as crianças começam a desenvolver independência, é legal ter alimentos que as crianças podem acessar. Os potes aqui devem ser de acrílico, para não correr o risco de quebrar e machucar alguém.
O que colocar: doces, biscoitos, lanchinhos, castanhas.
Prateleiras mais baixas
Aqui vão coisas mais pesadas. Por ser na base do armário, a prateleira é mais resistente.
O que colocar: bebidas, latas, caixas de leite.
Dicas extras
- Organizadores: gavetinhas e prateleiras de aramado te ajudam a separar melhor os itens, aproveitar o espaço ocioso e visualizar tudo o que tem no armário. Bandejas giratórias ajudam a ver todos os condimentos e conservas.
- Separe itens abertos dos fechados: você viu que é legal colocar alimentos abertos em potes herméticos. Separa uma outra prateleira para colocar os sacos de arroz, caixas de macarrão e biscoitos que ainda estão fechados.
- Ordem dos alimentos: o que é comprado depois vai no fundo. Isso ajuda a consumir primeiro os alimentos mais próximos do prazo de validade.
É claro que a forma como você organiza depende do tamanho e disposição da sua despensa, mas dá pra adaptar todas essas dicas. Já deu vontade de organizar?
Comments
gostou? compartilhe!