Quando me vêem revirando algum armário aqui em casa, alguém já grita “Tira a Ana dali antes que ela pinte ou encape alguma coisa!” e, bem… eles não estão errados! Quase tudo fica mais bonito com um pouco mais {e às vezes um pouco menos} de cor! As escolhidas da vez foram as pranchetas de acrílico que encontrei na prateleira mais alta do armário do escritório {acharam que eu não ia encontrar? Rá! Peguei vocês!}
Em um momento preguiçoso, enquanto a família assistia um filme no domingo, eu não aguentava mais de ansiedade para usar os novos papeis de scrapbooking que eu havia comprado {do mesmo bloco de papeis que eu usei para fazer caixinhas e organizar as gavetas}. Sentei na mesa e nem vi o tempo passar, quando percebi, a prancheta já estava assim:
Foi aí que eu percebi que não tinha tirado nenhuma foto para mostrar o processo para vocês! Mas foi só revirar outro armário que encontrei a versão menor para fazer um conjuntinho <3
Os únicos materiais que usei foram:
- prancheta de acrílico
- papel de scrapbooking
- cola branca ou cola permanente em bastão
- papel contact branco
- estilete
Para encapar a prancheta grande, decidi usar uma faixa de contact branco na parte superior, pois, a folha de papel florido não era grande o bastante e teria que fazer uma emenda. Já para a prancheta pequena, uma folha só dava para encapar frente e verso, só teria que usar o contact para dar acabamento nas laterais.
Passo a Passo
Pra começar, medi a prancheta e cortei quatro tiras de papel contact: duas maiores para as laterais e duas menores para as bordas superior e inferior. Cada tira tinha aproximadamente 3 cm de largura. Apliquei nas quatro bordas, começando sempre pela frente e terminando atrás.
Como os cantos eram arredondados, fiz cortes diagonais nas quinas do contact e fui colando tira a tira. Para evitar o relevo, cortei o excesso de contact com o estilete.
Na hora de colar o contact na parte superior, precisei recortar os detalhes dos parafusos e do clipe da prancheta com o estilete.
Cortei o papel florido em um tamanho que caberia no centro da prancheta e arredondei as pontas. Para o acabamento, novamente cortei com o estilete os detalhes da prancheta e colei com cola em bastão permanente da Scotch, mas lembrem-se: não é qualquer marca que serve {eu nunca encontrei uma aqui que segurasse o tranco}. Se você não tem uma dessas, a melhor opção é cola branca. Vá colando pouco a pouco e eliminando as bolhas com um pano limpo.
Para finalizar, passei uma camada de cola branca misturada com água {meio a meio} para impermeabilizar o papel e evitar que se suje muito fácil. Sabia que esse é o famoso Mod Podge que custa super caro em casas de artesanato? E dá pra fazer em casa!
Rumo ao próximo projeto!
Comments
gostou? compartilhe!
5 respostas para “pranchetas floridas: Dá pra encapar quase tudo!”
[…] parece poder ficar melhor. Para ficar mais colorida, colei papel de scrapbooking {combinando com as pranchetas floridas} no fundo da caixa com cola branca e ficou […]
[…] ficam escorregando. É muito fácil, sabe como eu fiz? Com ajuda de uma prancheta {sim, aquela prancheta}. Dá uma […]
oi Carol…a tarde eu dou aula no HU para as criancas internadas e eu tenho uma prancheta, antiguinha ja, que eu comprei no Paraguai, do Mickey e as criancas adoram. Com as suas dicas vou encapar as outras pranchetas com motivos infantis, porque eu nunca mais encontrei umas bonitinhas.
obrigada pelas dicas, como sempre fofas e úteis…bjo
Que ideia linda, Glaucia! É tão bom ver uma ideia se transformar em algo maior e mais significativo. Hoje, é fácil achar contact com motivos infantis. Também dá pra usar papel de presente infantil e passar contact transparente por cima! Mil ideias nessa cabecinha agora
[…] Tutorial Aqui Decorada com tinta acrílica Tutorial Aqui Decorada com papel contact Tutorial Aqui Com Tinta Spray Tutorial Aqui Decorada com papel Tutorial Aqui Todos os tutoriais […]