Estudar não costuma ser tarefa fácil, é uma piscadinha pra se distrair até com uma mosca na parede. Algumas desculpas são mais comuns – e descaradas -, como “estou com fome”, ou “esqueci de pegar a caneta verde. Não consigo estudar sem a caneta verde”. Estes problemas tem fácil solução, prepare o material porque hoje vamos montar um espaço de estudos perfeito.
Tenha uma escrivaninha adequada
Ergonomia é um estudo que mostra a relação entre uma pessoa e o equipamento que ela está usando, o objetivo é aumentar a segurança e a eficiência. É tipo a sua posição em relação aos livros ou ao computador. Hoje passamos muito tempo sentados na frente do computador ou estudando, isso pode prejudicar a coluna e outras partes do seu corpo se seu espaço não for adequado. O recomendado é que o ângulo entre o braço e o antebraço seja de 90 graus. Dependendo da sua altura, você pode – e deve – ajustar a cadeira e providenciar um apoio para os pés, por exemplo.
Mantenha os materiais mais usados à vista
Tudo aquilo que você usa a todo momento deve estar ao alcance de um braço. Canetas, borracha, apontador…, a lista é pessoal, mas deve ser bem definida. Cuidado com exageros, o “vai que eu preciso disso” é seu inimigo nesse momento, é preciso manter o foco.
Na hora de organizar, uma boa opção é usar um porta canetas suspenso e liberar espaço na mesa ou reaproveitar um organizador que você já tenha e repaginá-lo.
Guarde os materiais menos usados fora de vista, mas com fácil acesso
Uma gaveta e um arquivo dividido por matéria fazem o serviço, o importante é não gerar distrações. Manter a escrivaninha clean , mas com todo o material ao seu alcance, ajuda a evitar aqueles passeios inesperados para procurar um item específico. É importante também definir o que ter por perto. Se você usa basicamente livros, ter purpurina e fita adesiva por perto pode não fazer sentido, mas marcadores de texto coloridos são essenciais.
Coloque plantas no ambiente
Você sabia que plantas no ambiente de estudos/trabalho aumentam a produtividade em 15%? É o que diz um estudo conduzido por um pesquisador da Universidade de Queensland. Além disso, aumentam também a satisfação, a qualidade de vida e geram um engajamento maior com suas tarefas. Uma plantinha sobre a mesa vai deixar o visual mais agradável também, por que não?
Escolha a iluminação adequada
Ao posicionar a escrivaninha, preste atenção na iluminação do local. O ideal é dar preferência à luz natural, mas se não for possível, escolha um lugar bem iluminado ou providencie uma luminária de mesa. A temperatura da luz (a luz fria geralmente é azulada e a luz quente é amarelada) também tem influência na produtividade, é comprovado que a luz fria aumenta o rendimento e espanta o sono, um efeito semelhante ao do café.
Se o seu espaço de estudos já está preparado, mas você ainda tem dificuldades para se concentrar, que tal ver essas dicas e usar o tempo a seu favor?
– mais estudiosos que nunca –
Comments
gostou? compartilhe!