Tenho o prazer de apresentar a vocês uma grande novidade: o Divirta-se Organizando agora é parceiro da OMO! Uma vez por mês, vamos produzir em parceria um artigo que seja do interesse de vocês. O primeiro é sobre essa época deliciosa para celebrar em família: a Páscoa! Aproveitem as dicas e não se esqueçam de mandar suas fotos da mesa de Páscoa para o divirtaseorganizando@gmail.com, vamos fazer um post especial com fotos da festança!
A celebração
A Páscoa é uma tradição antiga celebrada desde as antigas civilizações em referência à abundância das colheitas durante a passagem do inverno para a primavera, época em que as chances de sobrevivência aumentavam. Já para os judeus, o Passover ou Pesach representa a passagem e a busca da liberdade, que remonta à fuga dos hebreus do Egito, liderada por Moisés através do Mar Vermelho.
Para a nossa família e para milhões de cristãos ao redor do mundo, a Páscoa representa a ressurreição de Cristo, e por isso ganha sempre um destaque especial na comemoração.
De qualquer maneira, o Domingo de Páscoa tornou-se uma oportunidade especial para reunir familiares e amigos e celebrar a prosperidade e renovação da vida. Deste modo, que tal preparar um almoço alegre e convidar entes queridos para compartilhar o momento?
Preparar uma decoração tradicional de Páscoa envolve a adoção de símbolos como, por exemplo, velas, sinos, ovos pintados, enfeites de coelhos e cestos com uvas e trigos.
Portanto, separe uma toalha clara, para contrastar com os itens decorativos, e abuse da criatividade na hora de montar a mesa. Não se preocupe caso aconteça algum incidente durante o almoço, Neste caso, confira também dicas sobre como tirar manchas de roupas brancas aqui.
Veja algumas imagens inspiradoras para criar uma decoração temática
O significado de alguns símbolos da Páscoa
- Velas: simbolizam o Cristo ressuscitado e são adotadas no centro da mesa durante o almoço de Páscoa;
- Sinos: significam a alegria da ressurreição;
- Cruz: simboliza a vitória de Jesus Cristo sobre a morte, a salvação e a ressurreição;
- Ovos: simbolizam a vida;
- Coelhos: representam a fertilidade;
- Trigo e uva: simbolizam o pão e o vinho da santa missa.
Alimentos tradicionais
Originalmente comia-se peixe na semana anterior à Páscoa e carne no domingo. Este hábito foi modificado no Brasil e o peixe passou a ser incorporado também no cardápio pascal, sendo comum servir o bacalhau no almoço de Páscoa. Em outras partes do mundo, pratos envolvendo o carneiro são tradicionais no domingo, simbolizando o próprio Cristo. Portanto, é uma excelente alternativa para quem pensa em inovar.
A bebida marcante da data é o vinho, assim sendo, escolha uma opção que combine com o prato principal. Cestos com pães fazem parte da tradição e devem constar no cardápio.
Não esquecendo, claro, do chocolate. O costume da troca de ovos originou-se com o alimento que era cozido e pintado com símbolos de esperança e fertilidade. Somente com o passar do tempo os ovos comuns foram substituídos pelos de chocolate.
Gostou das dicas sobre como decorar a mesa para o almoço de Páscoa? Deixe seus comentários.
* Este post foi desenvolvido em parceria com OMO
Comments
gostou? compartilhe!
2 respostas para “Como decorar a mesa para o almoço de Páscoa”
Parabéns pela parceria, Carol!!!!
Obrigada, Mi!