Que tal fugir da rotina e abrir as portas da sua casa para o clima junino, organizando um arraiá divertido, bonito e barato para receber os amigos? Tudo o que o seu evento vai precisar é de uma decoração caprichada, trajes à caráter, pratos e comidinhas típicas, além de brincadeiras de quermesse, pois brincando se aprende!
Confira a seguir os cinco itens indispensáveis na hora de se organizar uma festa junina incrível:
1) Muitas bandeirinhas
Vamos combinar que festa junina sem muitas bandeirinhas coloridas não é uma festa junina de verdade, concorda? Pois é, elas são um item básico para qualquer arraiá e, ainda por cima, muito fáceis e baratas de fazer. Por isso, quanto mais bandeirinhas, melhor!
Para montar os varais, tudo o que você precisa é: folhas de papel de seda coloridas, barbante, cola branca, tesoura e durex para fixar. Na hora de colar as bandeiras, o legal é intercalar bem as diferentes cores. Você ainda pode complementar a decoração com outros elementos típicos como balões e lanternas de papel.
2) Roupas e maquiagem de caipira
Uma boa festa junina não dispensa camisas xadrez, vestidos rodados, lenços e, claro, chapéu de palha. O jeito é abraçar o jeitinho caipira e pedir para os convidados incluírem pelo menos uma peça típica em seu visual. Assim como uma maquiagem caprichada nas crianças.
Para as meninas, vale fazer imitação de sardas com lápis preto e passar bastante blush nas bochechas. Já os meninos podem pintar cavanhaques, bigodes e unir as sobrancelhas (no melhor estilo ‘monocelha’).
Uma dica para uma festa ainda mais animada é deixar chapéus de palha, itens de maquiagem e um espelho à disposição dos convidados. Assim mesmo quem não estiver fantasiado pode entrar no clima!
3) Comidas típicas
Também não podem faltar muitos quitutes à mesa, que pode ser decorada com uma bela toalha xadrez. Boa parte dos pratos típicos de festa junina são feitos à base de milho, já que o mês de junho é época de colheita do grão, já reparou? Entre eles estão a pamonha, bolo de fubá, canjica, curau e, claro, milho cozido.
Isso sem falar de outras comidinhas típicas de quermesse como maçã do amor, arroz doce, pinhão, pé de moleque, torta de frango, cocada, queijadinha… e muita pipoca! Já entre as bebidas, as mais tradicionais são o quentão (com ou sem álcool) e o suco de milho verde.
4) Brincadeiras de quermesse
A quermesse não fica completa se não houver brincadeiras como a pescaria, correio elegante, corrida do saco, jogo do rabo do burro, corrida do ovo na colher e derruba latas, entre outras. Elas são simples de organizar e ajudam a manter a criançada entretida a tarde toda. Os pequenos, com toda certeza, vão adorar. Sem falar que brincando se aprende a conhecer melhor as tradições da cultura popular brasileira!
5) Lembrancinhas temáticas
Por fim, por que não agradecer seus convidados pela presença com uma singela lembrancinha? Você pode, por exemplo, fazer uma pequena ‘marmita’ com alguns dos quitutes da festa e embrulhá-la em tecido xadrez, finalizando com um chapéu de palha em miniatura como enfeite. Fica uma graça, não?
Gostou das dicas? Você sabe de mais algum item que não pode faltar na festa junina? Então, compartilhe nos comentários.
Este post foi produzido em parceria com OMO.
Comments
gostou? compartilhe!